Como trabalhar com influenciadores digitais?

A nova configuração social se caracteriza pelas conexões de interesse mútuo e que gerem confiança. 

A importância da inclusão de um pool de influenciadores digitais em campanhas para divulgar marcas está diretamente ligada a importância das redes sociais e as mudanças profundas ocorridas na forma de conversar com as pessoas.

Neste novo contexto, já sabemos que é essencial e inadiável que as marcas criem vínculos por meio de relacionamentos reais e com mais empatia. A nova configuração social se caracteriza pelas conexões verdadeiras, interesse mútuo, afetividade e ações que gerem confiança. E é exatamente aqui que entra o papel fundamental do influenciador digital ou content creator; uma pessoa comum, com os mesmos desafios e problemas dos seus seguidores e, talvez, muito mais do que isso! Claro que estamos falando do influenciador digital que sabe exatamente qual é a essência de influenciar as pessoas e sua responsabilidade neste contexto. 

Por que funciona tão bem?

O influencer é um profissional que se dedica diária e exaustivamente em produzir conteúdo de qualidade e que gere transformações significativas e positivas na vida das pessoas. Sua rotina não é tão glamorosa como muitos enxergam quando está mostrando seus infinitos “recebidos” e convites de viagens ou de eventos gastronômicos. Aliás, este assunto merece uma atenção especial para desmitificar crenças, nem sempre verdadeiras, atribuídas a este segmento.

Os bons influenciadores digitais são profissionais despojados e criativos para tirar, todos os dias da cartola, uma nova ideia de conteúdo que possa ajudar ou entreter seus seguidores. E sabe o que mais motiva esta galera? As pessoas gostam! Quando alguém decide seguir um influenciador digital, é por livre e espontânea vontade. Com o tempo, a comunidade cria um vínculo poderoso, o que resulta em um elo de confiança, em que a voz do influencer, suas opiniões é posicionamentos são levados a sério. 

Por conta deste vínculo, os verdadeiros criadores de conteúdo investem em estudos, pesquisas, aplicativos para deixar suas plataformas com mais apelos visuais, qualidade de som, imagem e se munem com muita disposição para interagir, sempre levando em consideração o peso da sua responsabilidade. O maior segredo está na qualidade do conteúdo que impulsiona toda a estrutura. Se não fizer sentido para seus seguidores, não há futuro. É uma atenção diária que requer extrema dedicação.

Quando refletimos sobre esta dinâmica, é fácil perceber a importância dos influenciadores digitais e o seu papel central na nova configuração social. As pessoas carecem de empatia e opiniões e o maior ativo que elas ganham seguindo alguns perfis é o empoderamento, o que significa, antes de mais nada, esperança de dias melhores.

Por onde começar?

Muitas marcas ainda enxergam os influenciadores digitais apenas como canais para vender por meio de campanhas focadas em gerar maior visibilidade. Porém, as possibilidades são infinitas, sendo possível criar grandes campanhas de awareness e ações completas de branding

Contar com a ajuda de uma boa agência de comunicação especializada no setor, é fundamental para ter resultados expressivos, já que cada ação começa por um bom planejamento. 

Na AtitudeCom, agência de comunicação com mais de 18 anos de atuação, oito deles dedicado ao marketing de influência, as marcas que encomendam ações com influencers, contam com a expertise de profissionais do setor de relações públicas, jornalismo, marketing, cinema e performance para desenhar campanhas em sintonia com a atuação e valores dos seus clientes.

Depois do desenvolvimento e concepção da campanha com influenciadores digitais, a agência faz um mapeamento complexo para identificar os perfis que mais conversam com a marca e o seu propósito. Este mapeamento é realizado por meio de softwares avançados, que disponibilizam algumas métricas, porém, a AtitudeCom conta ainda com um banco próprio construído ao longo dos seus anos atuando na área e uma equipe que faz buscas incessantes para encontrar novos perfis, usando também a percepção e sua expertise para selecionar o melhor mailing.

Todas os contatos, negociações, contratações, criação de roteiros e cocriação de conteúdo, assim como a elaboração de gift box personalizado ou outras ações de brand experience, são pensados e executados por esta equipe multidisciplinar. 

O grande diferencial da agência é a curadoria e o cuidado em cada etapa de desenvolvimento do projeto, mas sempre de maneira ágil, diversificada e com total responsabilidade. 

Quanto custa?

Depende do alcance, dos perfis a serem trabalhados e o formato da ativação. Claro que um mega youtuber terá um cachê bem maior que um microinfluenciador com perfil apenas no Instagram, mas isso não tem nada a ver com o poder de engajamento, que pode ser plenamente alcançado com perfis menores. 

As marcas ainda apostam, e muito, no simples envio de um gift box, mas isso não garante uma postagem eficiente e a favor da marca. O mais interessante é quando a campanha contempla um conteúdo que ajude os seguidores a entenderem melhor os diferenciais de cada produto e serviço, ou seja, a cocriação de conteúdo elaborada pelo influenciador e a marca, deixando claro que se trata de uma ação paga. Este tipo de ativação é uma oportunidade imperdível de conexão que pode render resultados exponenciais. 

É possível, também, identificar perfis fãs das marcas pela agência de comunicação parceira, tornando a campanha muito mais genuína. No caso de marcas novas, o envio de gift box para uma experiência com a marca e posterior identificação dos perfis que mais sentiram conexão e sintonia com os produtos e serviços, é bastante eficiente. 

Marcas consolidadas e com reconhecimento de mercado, devem estar atentas à estratégia da campanha, associação a perfis, que podem se tornar um problema com o tempo, e com a dinâmica, como a gamificação, não indicada para centenas de casos, mas que por despreparo e falta de compreensão, está sendo utilizada, indiscriminadamente, por muitas empresas.

Em influência, o menos também pode significar muito mais. 

Quer saber mais? Envie um e-mail para ola@atitudecom.com.br

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