Assessoria de imprensa e branded content: duas ferramentas que podem ser um divisor de águas para seus negócios

O branded content e assessoria de imprensa nunca estiveram tão em alta em tempos que atrair a confiança do consumidor é essencial para se destacar na concorrência e fidelizar clientes.

Porém, existem diferenças entre os dois serviços e é importante entender, inclusive, que os dois se complementam e podem trazer grandes resultados quando combinados estrategicamente.

Enquanto a assessoria de imprensa eleva a reputação da marca gerando mais credibilidade, o branded content promove conteúdo inteligente e estratégico, se elaborado por uma boa agência de comunicação, e ajuda a impulsionar as vendas. Entenda mais:

Por onde começar a entender as diferenças?

Quem não é visto não é lembrado, já diz o ditado.

Mas a grande verdade é que com a infinidade de plataformas disponíveis para qualquer pessoa fazer conteúdo, as redes sociais se tornaram um campo fértil para mostrar novidades, lançamentos e mostrar com facilidade o que milhões de marcas oferecem para os consumidores.

E como se destacar nesta multidão?

Se você não sabe o que uma boa assessoria de imprensa e o que o branded content podem fazer para divulgar com relevância sua empresa, então, com certeza, você ainda não desenvolveu todo o potencial de visibilidade que pode vir a ganhar nas redes sociais.

Neste conteúdo, traremos as definições para que você possa entender como seu negócio pode potencializar resultados e aumentar as possibilidades de monetização.

Assessoria de imprensa

Os serviços de assessoria de imprensa compreendem o levantando de temas e assuntos que possam interessar às mídias tradicionais, sempre envolvendo uma marca  como notícia, de forma direta ou indireta.

Por mais que as redes sociais tenham crescido e alcançado uma abrangência significativa, as mídias tradicionais continuam sendo a grande referência para marcas e pessoas que precisam de visibilidade de maneira orgânica e com relevância.

Os resultados alcançados com assessoria de imprensa contabilizem de maneira extraordinária, também, no SEO, gerando mais confiança na opinião pública.

Para isso, as empresas contratam agências de assessoria de imprensa que já conhecem todos os caminhos para colocar seus clientes em grandes veículos de comunicação, tanto nacionais como internacionais.

Os assessores de imprensa, geralmente profissionais formados na área de comunicação com habilitação em jornalismo, marketing, publicidade e relações públicas, já possuem as habilidades necessárias para construir sugestões de pautas para programas de TV e Rádio, jornais, revistas e portais.

Por meio de um contato direto e relacionamento muito estreito, eles conseguem conversar com grandes jornalistas, editores e pauteiros que recebem estas pautas e as transformam em matérias e reportagens.

O mais incrível é que as marcas não pagam por estes espaços. Isso mesmo! Os resultados são orgânicos e espontâneos.

Quando uma marca aparece em uma reportagem, houve uma identificação do veículo com o assunto promovido pela assessoria de imprensa. Mas atenção, nem tudo é notícia. Para uma empresa tornar suas ações e seu negócio em notícia, é importante ter diferenciais de atuação e cases.

Recentemente, as agências de assessoria de imprensa também começaram a atuar no relacionamento com influenciadores digitais. Este é outro serviço que traz resultados incríveis quando bem administrado.

O que mais uma agência de assessoria de imprensa pode fazer?

As agências de comunicação com foco em assessoria de imprensa podem atuar plenamente com a construção de conteúdo para diversas possibilidades – como conteúdo para blogs, redes sociais, newsletter etc.

A vantagem é que estas agências oferecem equipes bem estruturadas, muitas vezes, compostas por jornalistas com grande experiência em textos jornalísticos, o que faz toda a diferença na hora de compor conteúdos com mais aprofundamento técnico e estratégia.

Outros serviços que estas agências oferecem são media training – treinamentos para executivos para dar entrevista; gerenciamento de crise – quando uma marca é atingida por uma denúncia que coloca em jogo seu reputação; e marketing de influência, que é a criação de campanhas e ativações com influenciadores digitais.

E por último, vamos falar mais detalhadamente, do desenvolvimento dos serviços de branded content.

Branded Content

O Branded Content é a construção de conteúdo estratégico em multiplataformas para atrair a atenção de todos os públicos-alvo de uma empresa ou marca.

Com o advento das redes sociais, este serviço vem crescendo absurdamente em todo o mundo.

Diferente da propaganda paga e explícita, o branded content é entendido como um conteúdo com investimento direto da marca, porém sempre com um teor em forma de notícia ou storytelling.

Ficou confuso? Vamos explicar melhor.

Sabemos que para uma marca ter grande visibilidade, perante seus públicos, com relevância, ela precisa que as outras pessoas falem dela.

Quando as outras pessoas estão falando bem e recomendando um produto, por exemplo, não existe nenhuma outra forma mais relevante de contar às pessoas que você ganhou reconhecimento por seus próprios méritos.

Por isso que ganhar visibilidade nas mídias tradicionais e por meio de conteúdo inteligente é tão importante.

Como fazer Branded Content?

Descobrir o melhor formato de conteúdo para sua marca não é uma tarefa muito fácil. É muito importante se cercar de profissionais de comunicação com expertise neste segmento.

Um dos talentos mais importantes a ser identificado ao contratar um profissional para desenvolver projetos de branded content é a criatividade.

Dentre várias opções, um dos formatos mais atuais de branded content é criar um canal de Podcast da marca.

Existem outras possibilidades, como um Blog bem estruturado e que possa trazer entrevistas com profissionais do setor em que a empresa atua, um canal no Youtube com conteúdo de entretenimento e muito mais.

E não há limites. É possível criar o que ainda não foi criado. Ter ousadia e entender o que os seus públicos querem e procuram é um caminho fundamental para não errar e aplicar grandes recursos que não trarão resultados.

Qual a melhor opção para a minha empresa?

As duas estratégias têm seus objetivos e benefícios, mas o que muitos não sabem é que juntas elas funcionam melhor ainda.

Hoje, não existe nada comparativo, em poder de divulgação, como os resultados conquistados em mídias pela assessoria de imprensa.

Seja por meio de uma matéria ou reportagem em um grande canal de mídia ou a recomendação de um influenciador digital com milhares de seguidores e alta engajamento.

Mas, definitivamente, cada vez mais os profissionais responsáveis por áreas de marketing e empreendedores em geral devem entender que se sobressair na multidão é uma matemática complexa para acertar de primeira.

É importante sempre estar atendo as novidades, as transformações e inovações, mas sem tirar o pé do chão. Seja qual for a estratégia escolhida, ela sempre deverá fazer sentido, principalmente para o seu cliente e público-alvo.

Damaris Lago

CEO AtitudeCom

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