O que é marketing de influência?

Influenciadora Digital


Uma estratégica de comunicação bem construída conta com diversos pilares que podem convergir para assegurar bons resultados para a marca. Com a transformação das mídias e a crescente dos canais de comunicação, uma metodologia não pode ficar de fora: o marketing de influência.

O Marketing de Influência é como uma extensão do marketing de conteúdo e ajuda a disseminar a produção do conteúdo de valor que gera autoridade e relevância para uma empresa. Nada como contar com perfis de influenciadores digitais alinhados com a sua estratégia e que contam com um público e fiel e pronto para ser impactado.

A ação com digital influencers ajuda a acelerar o amadurecimento de uma marca e é uma ferramenta poderosa para elevar a sua reputação e aumentar a conscientização e alcance do seu público-alvo.

Segundo uma matéria publicada pela revista Forbes, o marketing de influência é uma das tendências de mercado que mais crescem, já ultrapassando os anúncios digitais tradicionais.

O sucesso dessa prática está ligado diretamente a expertise de quem a executa, já que não basta contar com um nome famoso para garantir que a marca alcançará o seu real objetivo. É preciso mapear os melhores perfis, reconhecer qual é o público-alvo e planejar uma campanha que tenha afinidade entre todas as pontas. Hoje existem audiências prontas para todos os tipos de produtos, de material de construção a bebidas requintadas. Porém, é o planejamento da campanha que vai garantir que a verba será bem empregada e os resultados serão alcançados.

De fato, o marketing de influência é uma estratégia complementar ao trabalho de social media, que gera ainda mais consciência de marca, gerar movimentação para todas as etapas do seu funil de vendas e mantém o seu conteúdo em foco.

Alguns benefícios são notados rapidamente por empresas que apostam nessa metodologia de marketing. Um deles é o fator de confiança, que é um ganho poderoso para a marca. Um dos motivos pelos quais os influenciadores são procurados para divulgação é a credibilidade que construíram com os seus seguidores, que o respeitam, consomem o seu conteúdo e são influenciados pelas suas recomendações.

Outro ponto de destaque é que a empresa consegue atingir o seu público-alvo de forma efetiva. Esse é um excelente benefício, já que através de influenciadores relevantes o seu conteúdo conquista um bom alcance e é visto por seguidores que já estão interessados ​​em seu nicho. Logo, não é preciso fazer grandes investimentos para testar e encontrar seu público – o influenciador já está em contato com ele nos seus canais.

Uma das principais metas do marketing de conteúdo é levar ao público do seu negócio informações que resolvam problemas, educando e inspirando o seu público-alvo através de materiais relevantes. O marketing de influência abarca essa missão, já que os influenciadores já estão em sintonia com as necessidades das pessoas que o seguem.

Um bom motivo para investir em marketing de influência é a possibilidade de poder expandir seu alcance e posicionamento online. Os usuários das redes sociais começarão a saber mais sobre o seu produto, a sua marca, sobre sua história e quais as soluções que você oferece.

A conexão com um influenciador pode ser o início de um relacionamento poderoso, que traz resultados para todos os lados. A longo prazo e com uma política de marketing de influência consistente, essas ações podem trazer resultados surpreendentes para o seu negócio.

Para garantir que o seu investimento não será em vão, busque por agência especializadas nesse tipo de relacionamento. Construir uma parceria requer tempo e os especialistas já contam com as tratativas necessárias e conhecimento de mercado para otimizar as parcerias.

Para garantir que a campanha trará os resultados esperados, vale identificar quais são as pessoas mais influentes do seu nicho de mercado. O segundo passo é analisar muito mais do que números, mas entender o seu público e identificar se o engajamento é real. É muito comum identificar pessoas que se dizem influenciadores, mas que simplesmente compraram uma base de seguidores e não contam com alcance algum.

Após checar essa audiência e o real alcance do perfil, certifique-se de que os influenciadores escolhidos serão comprometidos com o trabalho proposto. É preciso estabelecer uma negociação, com base em um contrato que prevê todos os pontos acordados para a ação.

Construir uma relação com influenciadores pode alavancar o seu negócio, mas é preciso que essa estratégia seja construída por profissionais que entendem do mercado. A parceria com influenciadores digitais é uma via de mão dupla e o acordo precisa ser claro e transparente, para que os resultados sejam perceptíveis.

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