Como trabalhar com influenciadores digitais?

Se você está se perguntando se vale a pena envolver sua marca em alguma campanha com influenciadores digitais, eu posso responder claramente esta pergunta para você e ainda elucidar algumas dúvidas antes que você decida em investir uma boa quantia de dinheiro para divulgar produtos ou serviços. 

Desde que decidi criar um núcleo de atuação na agência de comunicação que fundei, a AtitudeCom (isso foi em 2013), tive tempo suficiente e oportunidades incríveis para conhecer mais e aprender a trabalhar com este público. Tem sido bastante interessante.

Já posso de imediato te adiantar que vale muito a pena trabalhar com digital influencers, mas alguns fatores são fundamentais para obter um resultado expressivo e de alto engajamento em uma campanha.

Primeiro temos que separar este profissionais em duas classes: os influencers genuinamente criadores de conteúdo, e os influenciadores que tem um monte de seguidores nas redes sociais porque, de alguma forma, ganharam fama na vida desenvolvendo seus talentos como atores e atrizes, cantores, participantes de programas de TV (como os Master Chefs),  políticos, cientistas renomados, palestrantes, pessoas que tiveram um vídeo viralizado na internet, etc.

Alguns criadores de conteúdo são tão bons que se tornam extremamente famosos e, em contrapartida, algumas pessoas famosas estão tentando virar grandes criadores de conteúdo, mas não conseguem.

Qual a diferença na prática?

Na prática, os grandes criadores de conteúdo são realmente os meus preferidos. Estes profissionais são verdadeiros disseminadores de ideias, expressam suas opiniões com muita clareza e são autênticos. Além disso, buscam diversidade de assuntos, são espontâneos, vivem disso e por isso gastam uma energia enorme para levar diversidade, entretenimento, conhecimento e estão realmente preocupados em levar soluções que possam resolver os problemas de seus seguidores.

Eu gosto bastante de trabalhar com este público e nos últimos anos nossos clientes têm obtido resultados expressivos em boas campanhas, sejam de conteúdo orgânico ou pagas. Os criadores de conteúdo (nano, micro ou mega), são ótimas opções para divulgar marcas e disseminar conteúdo de awareness.

Campanhas orgânicas ou pagas?

Você pode trabalhar de duas formas com criadores de conteúdo. Se você optar por trabalhar de forma orgânica, a agência desenvolverá uma campanha que nada mais é do que uma situação ou oportunidade de colocar o influenciador em contato com a marca, seus produtos ou serviços. Isso pode ocorrer por meio de eventos, envio de gifting (press-kits), convite para viagens de imersão no assunto, palestras, encontros, etc. Neste formato não entra pagamento direto ao influenciador. Trata-se apenas de um relacionamento em que a marca está disponibilizando o seu conteúdo para o influenciador digital. Fica a critério dele aceitar, se interessar pelo assunto e criar um conteúdo para seus seguidores com esta oportunidade. 

Muitos criadores de conteúdo estão diariamente presentes em eventos de marcas, pois estes eventos são verdadeiras oportunidades para a criação de conteúdo. Da mesma forma acontece quando uma marca envia um kit de produtos para um influenciador. Neste caso ele tem a oportunidade de usar, experimentar e emitir verdadeiramente sua opinião. Mas, novamente, como não estão sendo pagos para fomentar conteúdo, eles podem ou não mostrar em suas redes. 

#PubliPosts

Quando você tem um perfil ideal de influenciador para compor uma campanha paga, o resultado pode ser extraordinário. O grande segredo do sucesso neste formato é a agência identificar um criador de conteúdo que esteja 100% em sintonia com o conceito de atuação da marca. Isso significa que o influenciador selecionado realmente gosta da marca, usa seus produtos e serviços, aprova e recomenda. Esta fórmula é infalível e garantia de sucesso absoluto. Exceto se o escopo do conteúdo não for inteligente e de grande relevância. Para não ter erro, uma boa agência de comunicação, como as de relações públicas, saberá ter a sensibilidade para desenhar a melhor campanha, que vale sempre lembrar, nada tem a ver com campanhas publicitárias – no melhor estilo Xuxa e Monange. 

Identificar este perfil e cocriar o conteúdo para uma marca é um trabalho profissional que respeita a espontaneidade do criador de conteúdo e alia seus interesses com a imagem e o conceito de atuação da marca. Por conta disso, é essencial que profissionais com expertise no segmento sejam os primeiros a escutar suas ideias caso você tenha algo em mente. 

Damaris Lago

CEO da AtitudeCom

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