Qual a diferença entre Nano, Micro, Macro, Mega-influencers e Celebridades?

O avanço das mídias digitais proporcionou novas maneiras de entreter e aumentar a produção de conteúdo, e não apenas por grandes veículos, ou por personalidades públicas.  Mas sim uma experiência mais abrangente atendendo aos mais diversos criadores de conteúdo, desde os nano-influenciadores, às grandes celebridades.

Influenciador ou Celebridade?

As celebridades são reconhecidas e admiradas seja por suas habilidades, como o jogador de futebol Neymar, ou por um personagem, como Robert Downey Jr interpretando Tony Stark (Homem de ferro), no filme Vingadores Ultimato (2019). As celebridades, de maneira geral, são vistas como inalcançáveis. Cantores capazes de formar filas enormes, apenas para pessoas poderem tirar uma foto.

Já os influencers compartilham conteúdos que geram empatia e similaridade para cada seguidor, tornando-o seguidor mais próximo e mais familiarizado com seu universo.

Apenas o número de seguidores difere o Nano, Micro, Macro e Mega-influencer?

Não! Além da quantidade de seguidores, a principal diferença está no alcance e no engajamento do público com o influenciador digital.

Os mega-influencers são muito semelhantes às celebridades. Sendo famosos além da internet, podem participar de propagandas, filmes e novelas. Geralmente possuem mais de um milhão de seguidores, têm muito alcance com apenas um clique, porém a relação com cada seguidor é distante.

Já os macro-influencers, em sua maioria, contabilizam entre 100 mil e um milhão de seguidores. Conquistaram seu espaço pela própria internet, utilizando blogs, vlogs e outras ferramentas digitais. Abordam temas mais direcionados, possuem também um grande alcance e uma maior interação com seus seguidores.

Os micro-influencers (entre mil e 100 mil seguidores) são segmentados junto a um público mais específico. Caracterizam-se por uma abordagem que aproxima cada indivíduo e faz com que o engajamento seja mais eficaz e com alta intensidade. Mesmo não alcançando a grande mídia são capazes de influenciar de maneira concisa seus seguidores por meio de conteúdos relevantes.

Os nano-influencers (até mil seguidores) têm baixo alcance, mas alta interação com cada seguidor. Dependendo da maneira como constrói e interage com seus seguidores, influência seu nicho de convivência com facilidade pela proximidade que mantém com cada um. Portanto, a maioria das pessoas que mantém perfil nas redes com abastecimento constante de informações , é considerado um nano-influenciador. Podemos considerar um formador de opinião genuíno.

Existem vantagens em escolher diferentes tipos de influencers?

Sim! A escolha do tipo certo de influenciador é fundamental para que a campanha gere bons resultados. O Mega-influencer, por exemplo, pode ter um amplo alcance, mas possivelmente cobrará caro por uma publicação e nem sempre terá a persuasão e eficácia de um Micro-influencer, que pode gerar um conteúdo relevante para um nicho específico, aumentado as chances de gerar resultados positivos para a ação.

Entender cada tipo de influenciador é apenas um dos diferenciais da AtitudeCom, que com o Breezy1, elabora mailings específicos para cada projeto, tornando-o muito mais assertivo para a obtenção de excelentes resultados.

LEONARDO MESSIAS – COORDENADOR DO MAILING DE INFLUENCERS DA ATITUDECOM

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