Quem você segue?

Todos os dias um novo influencer digital aparece na sua timeline, conteúdos interessantes e temáticas infinitas são abordadas no universo online. Aquele assunto que você quer saber da forma mais verdadeira possível, o que deu certo e o que deu errado, quanto custou ou quais são as melhores opções. Os influencers compartilham informações com o mundo todo e conquistaram um espaço gigantesco no mercado.

Acredite se quiser, 500 novas horas de produção de conteúdo para o YouTube são geradas a cada minuto, o Google não informa quanto desta produção é brasileira, mas afirma que o país ocupa o segundo lugar no mundo em tempo de visualização de vídeos online, ficando apenas atrás dos EUA. Marcas como Itaú, Avon, Mac Cosmetics, e diversas outras têm explorando esta popularidade e criatividade para criar campanhas estreladas por influencers brasileiros.

Campanha do Banco Itaú com Kéfera.

Niina Secrets foi escolhida pela Mac Cosmetics para lançar um batom, e claro, em sua campanha com a marca, Niina reúne amigas influenciadoras.

Os números não mentem, e os brasileiros aparecem em rankings mundiais como “mais seguidos no Instagram”. Winderson Nunes, Camila Coelho, Carlinhos Maia e Felipe Neto são apenas alguns dos nomes listados em 2018. Se você não os segue nas redes sociais, sem dúvidas já deu um follow em outros web influencers. Turismo, gastronomia, DIY, decoração, cinema, geek, moda, beleza, fitness, economia ou investimento, você tem um hobby e, provavelmente, se inspira ou busca por interneteiros que falem sobre a sua temática favorita.  

A startup MindMiners, especializada em pesquisa digital, divulgou um estudo sobre a força dos influenciadores digitais entre o público brasileiro: 93% dos entrevistados já viram influenciadores digitais divulgarem um produto / serviço e, 45% deles afirmam terem comprado algum item indicado. 53% destas pessoas também apontaram o YouTube como sua rede social favorita para acompanhar influenciadores, o Instagram aparece logo em seguida com 33%, o Facebook com 8% e o Twitter com 3%.

A pesquisa acima foi realizada com 1.000 respondentes, reunidos na rede social de opinião MeSeems. O público era formado por 53% de mulheres e 47% de homens entre 18 e 40. A metodologia está detalhada neste link. Confira os influencers digitais  mais citados:

Confira os influencers mais citados:

HUMOR/ENTRETENIMENTO
Whindersson Nunes90%
Porta dos Fundos82%
Kéfera73%
Julio Cocielo65%
Felipe Castanhari56%
PC Siqueira52%
Christian Figueiredo50%
Pyong Lee41%
Gusta35%
Omelete34%
Lucas Rangel31%
Mauro Nakada19%
Victor Meyniel19%
Camila Loures15%
Outro11%
Não Conheço Nenhum2%
FITNESS 
Leo Stronda59%
Fit Dance44%
Gabriela Pugliese39%
Daniel Saboya38%
Desimpedidos26%
Felipe Franco22%
4 fit club12%
Mahamudras7%
Outro2%
Não conheço nenhum13%
LGBT
Não Conheço Nenhum41%
Luba TV38%
Diva Depressão27%
Rafael Uccman17%
Canal das Bee12%
Mayra Medeiros12%
Maicon Santini11%
Põe na Roda11%
Louie Ponto7%
Para Tudo6%
Lucca Najar3%
Outro3%
LIFESTYLE 
Flávia Pavanelli42%
Não conheço nenhum33%
Niina Secrets30%
Camila Coutinho26%
Alice Salazar21%
Mari Maria19%
Pausa para feminices19%
Evelyn Regly19%
Mari Saad15%
Jade Seba13%
Fabi Santina11%
Giovanna Ferrarezi11%
Viih Rocha11%
Luisa Accorsi7%
Vic Ceridono3%
Outro3%
MUNDO DAS CELEBRIDADES
Hugo Gloss60%
Maisa58%
Fernanda Souza53%
Gioh (Giovanna Ewbank)47%
Matheus Mazzafera38%
Nah Cardoso31%
Foquinha17%
Federico Devito14%
Não conheço nenhum14%
Papel Pop10%
FAMÍLIA
Kelly Key53%
Não conheço nenhum32%
Mirella Santos #MiNaReal26%
Taciele Alcolea21%
Flávia Calina13%
Juliana Goes13%
Marisa Santina6%
#2paraomundo5%
GAMERS
Coisa de Nerd43%
Resende Evil42%
Jovem Nerd40%
Casal Nerd36%
Gusta35%
T3ddy33%
Authentic Games30%
Zangado25%
BRKs Edu23%
Não conheço nenhum21%
Am3nic18%
TazerCraft13%
Outro5%

As novas personalidades

Sim, eles se tornaram personalidades! Acompanhar a vida de alguém, relativamente comum, que fala sobre o que você gosta, e está sempre criando conteúdos interessantes sobre estes temas, acabam conquistando nossos corações, tempo e às vezes dinheiro. Eles são quase nossos amigos, o detalhe é que possuem milhões de seguidores. E é esta “proximidade” e veracidade que não só as pessoas, mas as marcas tem buscado. Uma via larga, ao estilo av. 9 de Julho em Buenos Aires, de mão dupla, pois eles tornam-se cada vez mais conhecidos, e nós seguidores confiamos em indicações vindas dos ídolos da internet.

Um trabalho levado a sério, que é muito apoiado pelas próprias redes sociais. Os encontros-desejo dos Creators Summits são realizados pelo YouTube em diversos países. Palestras do Instagram para falar de números, inspirações e novidades. Festas e encontros reúnem, em um só lugar, grandes produtores de conteúdo do mundo. Afinal,  eles também precisam se inspirar para continuar nos inspirando.

Você é influenciador digital e quer engajar muito mais o seu público e, assim, conseguir atrair a atenção das marcas e monetizar suas redes? Conheça o Master Class Avançado da CEO da AtitudeCom, a jornalista Damaris Lago, que já transformou a vida de muitos influenciadores em busca de uma carreira sólida. Conheça mais!

LAÍS ALOISE – COORDENADORA DE ATENDIMENTO DA ATITUDECOM

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